Setembro 25, 2012 -- 12:00 am PDT

JUAN LUIS GUERRA LIDERA A LISTA DOS INDICADOS DO LATIN GRAMMY® COM SEIS INDICAÇÕES; JESSE & JOY CONSEGUEM CINCO INDICAÇÕES; RICARDO ARJONA, EDGAR BARRERA, JUANES, CARLA MORRISON,ARTURO SANDOVAL, IVETE SANGALO E A PERSONALIDADE DO ANO DE 2012 DA ACADEMIA LATINA DA GRAVAÇÃO, CAETANO VELOSO, RECEBEM QUATRO INDICAÇÕES CADA UM

RICARDO ARJONA, BEBE, CHICO BUARQUE, CHOCQUIBTOWN, JESSE & JOY, JUANES, CARLA MORRISON, REIK, ARTURO SANDOVAL E CAETANO VELOSO, GILBERTO GIL & IVETE SANGALO DISPUTAM O ÁLBUM DO ANO, NA XIII ENTREGA ANUAL DO LATIN GRAMMY®, EM 15 DE NOVEMBRO, TRANSMITIDA AO VIVO PELA CADEIA UNIVISION

As INDICAÇÕES Refletem Novamente uma Combinação Diversificada entre Talento Estabelecido e Talento Jovem do Mundo da Música Latina e, Neste Ano, as Quatro Categorias Gerais Incluem 10 Indicados Cada Uma

LOS ANGELES (25 de setembro de 2012) — As INDICAÇÕES para a XIII Entrega Anual do Latin GRAMMY® (www.latingrammy.com) foram anunciadas hoje durante uma coletiva à imprensa presenciada pelos meios de comunicação nacionais e internacionais no Belasco Theater, em Los Angeles. Este evento foi transmitido ao vivo no LatinGRAMMY.com (já disponível em video on demand) e foi apresentado pelo Presidente/CEO da Academia Latina da Gravação Gabriel Abaroa Jr. e pela estrela da cadeia Univision Giselle Blondet. Entre os artistas que leram as INDICAÇÕES nesta manhã se encontravam Maria Barracuda da dupla Jotdog; Miguel "Slow" Martinez e Carlos "Tostao" Valencia, do trio ChocQuibTown; a intérprete da música pop e sertaneja ShailaDúrcal; a compositora/cantora Kany García; a dupla da música pop Jesse&Joy; o ídolo internacional Juanes; o compositor/cantor Gian Marco; o grupo de música pop Reik; o grupo da música norteña Los Tucanes de Tijuana, e a intérprete da música pop-rock Ana Victoria. A XIII Entrega Anual do Latin GRAMMY será realizada em 15 de novembro, no Mandalay Bay Events Center de Las Vegas, e será transmitida ao vivo pela cadeia Univision (www.univision.com), de 20 às 23 horas (hora da costa leste dos EUA). Para a lista completa das INDICAÇÕES, credenciais e para mais informações, por favor, visite www.latingrammy.com. Para ter acesso às últimas notícias e conteúdo exclusivo, inscreva-se nas redes sociais da organização e siga-nos no Twitter em www.twitter.com/latingrammys, ou torne-se um amigo do Facebook no www.facebook.com/latingrammys.

Juan Luis Guerra lidera a lista com seis INDICAÇÕES; Jesse&Joy conseguem cinco INDICAÇÕES; Juanes, Ricardo Arjona, Edgar Barrera, Carla Morrison, Arturo Sandoval, Ivete Sangalo e a Personalidade do Ano de 2012 da Academia Latina da Gravação Caetano Veloso têm quatro INDICAÇÕES cada um; Chico Buarque, ChocQuibTown, Don Omar, Rafael Dragaud, Gregg Field, Javier Garza, Gilberto Gil, Ulises Hadjis, Roberto Talma e Martin Terefe, estão entre aqueles que receberam três INDICAÇÕES cada um.

"As indicações para o Latin GRAMMY continuam ressaltando um grupo variado e amplo de artistas e profissionais que refletem tanto os novos talentos como nomes já estabelecidos”, disse Abaroa. "É sempre alentador ver que os profissionais criativos da comunidade da música latina recebam o reconhecimento de seus colegas, dando a eles o reconhecimento da excelência à sua música gravada. Esperamos que este seja novamente um ano de comemoração dos melhores e mais brilhantes momentos da música latina, apresentando outra transmissão espetacular a partir de Las Vegas, no dia 15 de novembro, com nossos amigos e sócios da Univision e do Mandalay Bay."

Como foi anunciado no início deste ano, cada uma das quatro categorias no Campo Geral (Gravação do Ano, Álbum do Ano, Canção do Ano e Melhor Artista Revelação) agora incluem 10 indicações; as três categorias no Campo Pop (Melhor Álbum Vocal Pop Feminino, Melhor Álbum Vocal Pop Masculino e Melhor Álbum Vocal Pop Dupla ou Grupo) se combinam agora em duas categorias: Melhor Álbum Vocal Pop Contemporâneo e Melhor Álbum Vocal Pop Tradicional; e foi criado o Melhor Álbum Pop/Rock (incluído no Campo Rock), e Melhor Álbum de Fusão Tropical foi acrescentado ao Campo Tropical.

A seguir apresentamos uma pequena mostra das indicações (47 categorias de 18 campos que integram o catálogo de premiações do Latin GRAMMY), com uma grande variedade de estilos musicais e artistas, e incluindo alguns nomes destacados, assim como brilhantes recém-chegados à música latina:

CAMPO GERAL

"No Me Compares" — Alejandro Sanz

"Bésame Mucho" — Zoé

Canção do Ano

"Azul Sabina" — Juan Luis Guerra, Juanes & Joaquín Sabina, cantores/compositores

(Juanes Featuring Joaquín Sabina)

"¡Corre!" — Jesse & Joy & Tommy Torres, cantautores (Jesse & Joy)

"Creo En Tí" — Kiko Cibrián, Gilberto Marín, Julio Ramírez & Mónica Vélez, cantores/compositores (Reik)

"Déjenme Llorar — Carla Morrison, cantora/compositora (Carla Morrison)

"En El Cielo No Hay Hospital" — Juan Luis Guerra, cantor/compositor (Juan Luis Guerra)

"Estoy Hecho De Pedacitos De Ti" — Jose Luis Latorre, Antonio Orozco & Xavi Pérez, cantores/compositores

(Antonio Orozco Featuring Alejandro Fernández)

"Extranjero" — Maycon Ananias & Cassyano Correr, cantores/compositores (Maria Gadú)

"Fuiste Tú" — Ricardo Arjona, cantor/compositor (Ricardo Arjona con Gaby Moreno)

"Invisible" — Amaury Gutiérrez & Gian Marco, cantores/compositores (Gian Marco)

"No Me Compares" — Alejandro Sanz, letrista (Alejandro Sanz)

Melhor Artista Revelação

Aquí En El Rancho — Miguel y Miguel

Trio Ellas — Trio Ellas

Mehor Canção Regional Mexicana

"Ay Mi Mexico" — Ismael Gallegos & Alberto "Beto" Jimenez Maeda, cantores/compositores

(Mariachi Divas De Cindy Shea)

"Como Me Acuerdo De Ti" — Charlie Corona & Jesse Turner, cantores/compositores (Siggno)

"El Día Que Me Fuí" — Luis Carlos Monroy & Adrián Pieragostino, cantores/compositores (Shaila Dúrcal)

"El Mejor Perfume" — Luis Carlos Monroy & Adrián Pieragostino, cantores/compositores

(La Original Banda El Limón De Salvador Lizárraga)

"Vivo Contenta" — Manuel Eduardo Toscano, cantor/compositor (Paquita La Del Barrio)

CAMPO BRASILEIRO

Melhor Álbum de Música Popular Brasileira

Oásis de Bethânia — Maria Bethânia

João Bosco 40 Anos Depois — João Bosco

Amorágio — Ivan Lins

O Que Você Quer Saber de Verdade — Marisa Monte

Raiz — Leila Pinheiro

Elo — Maria Rita

Especial Ivete, Gil e Caetano — Caetano Veloso, Gilberto Gil & Ivete Sangalo

Melhor Canção Brasileira (Idioma Português)

"A Doida" — Pretinho da Serrinha, Leandro Fab & Seu Jorge, cantores/compositores (Seu Jorge)

"Ai Se Eu Te Pego" — Antonio Dyggs & Sharon Axé Moi, cantores/compositores (Michel Teló)

"Ainda Bem" — Arnaldo Antunes & Marisa Monte, cantores/compositores (Marisa Monte)

"Amor é Pra Quem Ama" — Lenine & Ivan Santos, cantores/compositores (Lenine)

"Querido Diário" — Chico Buarque, cantor/compositor (Chico Buarque)

Moogie Canazio, Gregg Field & Arturo Sandoval, Sergio George, Juan Luis Guerra, e Martin Terefe serão indicados como Produtor do Ano.

Este ano o processo de premiação para o Latin GRAMMY registrou mais de 7.500 inscrições em um período de elegibilidade de 12 meses (1° de julho de 2011 – 30 de junho de 2012), um novo recorde, e todos os membros da Academia Latina da Gravação puderam apresentar suas propostas para consideração via internet pela primeira vez. As votações do Latin GRAMMY para a rodada final de votação serão enviadas no dia 2 de outubro aos membros votantes da Academia Latina da Gravação.

Devem retornar à empresa de auditoria Deloitte até o dia 23 de outubro, quando serão tabuladas. Os resultados serão revelados até a XIII transmissão do Latin GRAMMY.  Este ano, pela primeira vez, a Academia Latina da Gravação e Spotify estarão trabalhando em conjunto para oferecer aos membros votantes e a todos os amantes da música a oportunidade de ouvir as canções indicadas à XIII Entrega Anual do Latin GRAMMY.  Mais detalhes serão revelados em breve.

A XIII Entrega Anual do Latin GRAMMY será transmitida por rádio através da Univision Radio (a rede oficial de rádio em espanhol) e serão apresentados os momentos mais importantes através do www.latingrammy.com; assim como www.UnivisionMusica.com, onde estarão disponíveis entrevistas e vídeos da coletiva onde se anunciaram hoje as indicações. Além disso, o telecast será transmitido internacionalmente para mais de 100 países.

Um número limitado de entradas para a XIII Entrega Anual do Latin GRAMMY estará disponível ao público e os ingressos poderão ser adquiridos nas bilheterias do Mandalay Bay Events Center (877.632.7400; www.mandalaybay.com) ou pelo Ticketmaster (www.ticketmaster.com). A data de venda e outras informações serão anunciadas em breve.

A Academia Latina da Gravação é uma organização internacional composta por artistas, músicos, compositores, produtores e outros profissionais técnicos e artísticos da gravação de língua hispânica e portuguesa. A organização se dedica a melhorar a qualidade de vida e as condições culturais da música latina e de seus criadores. Além de produzir a Entrega do Latin GRAMMY para premiar a excelência nas artes e nas ciências da gravação, a Academia Latina da Gravação promove programas educativos e assistenciais para a comunidade musical latina. Para mais informações sobre a Academia Latina da Gravação, por favor, visite o site www.latingrammy.com. Para ter acesso às últimas notícias e conteúdo exclusivo, associe-se às redes sociais da organização e siga-nos no Twitter em www.twitter.com/latingrammys , ou torne-se um fã no Facebook em www.facebook.com/latingrammys.

CONTATOS DE IMPRENSA:

Barb Dehgan ou Stephanie Schell

Academia Latina da Gravação

barbd@grammy.com o stephanies@grammy.com

Maureen O'Connor ou Heather Lewandoski

Rogers & Cowan

310.854.8116 o 310.854.8147

moconnor@rogersandcowan.com o hlewandoski@rogersandcowan.com

Clara Pablo

Univision

305.471.3915

cpablo@univision.net

NOTA: Uma lista completa dos indicados está disponível em www.latingrammy.com. O processo de credenciamento para meios de comunicação para cobrir a XIII Entrega Anual do Latin GRAMMY já está disponível em www.latingrammy.com/en/press, e a data limite para apresentar o formulário é sexta-feira, 12 de outubro de 2012, às 17 horas (costa oeste dos EUA).  NÃO HAVERÁ EXCEÇÕES.